Nesta quinta-feira (21/06), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realiza na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, reunião do Grupo Condutor Estadual da Rede Cegonha. A reunião tem como objetivo reunir representantes da SES-MG, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems/MG) e das Superintendências Regionais de Saúde do estado, para discutir assuntos relacionados à assistência materno-infantil.

Créditos: Vivian Campos

Durante a reunião, foram abordados os novos parâmetros e orientações do Ministério da Saúde para realização do teste do coraçãozinho (oximetria de pulso) em recém-nascidos. Também foi discutido o balanço de recursos financeiros destinados à Rede Cegonha no estado, além da elaboração de uma agenda de prioridades relacionadas à assistência materno-infantil no Sistema Único de Saúde (SUS).

Grupo Condutor Estadual da Rede Cegonha

Entre as atribuições do Grupo Condutor Estadual da Rede Cegonha está a mobilização de dirigentes do SUS para os processos de trabalho voltados para a implantação e/ou implementação do Programa Rede Cegonha em Minas Gerais. Por meio do programa, instituições que realizam partos no estado recebem financiamento federal com contrapartida estadual, assegurando às mulheres e crianças atenção humanizada e um nascimento seguro.

Por Jéssica Gomes